VIVER E ANDAR NO ESPÍRITO
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. – Gl 5:25
O texto acima sobrepõe dois estilos de vida distintos: a lei e a graça e descarta completamente este estilo de vida de aparência exterior e apresenta o Espírito Santo como agente proporcionador de uma vida e modo de pensar de acordo com a vontade de Deus.
A graça não impõe nenhuma exigência legal para alcançar o favor de Deus. Disponibiliza ao crente o Reino de Deus e todos os seus abundantes recursos, sem pedir absolutamente nada em troca.
A graça propõe um estilo de vida: viver no Espírito e andar no Espírito.
Viver no Espírito
A vida no Espírito foi estabelecida pela obra de Jesus Cristo na cruz e define o nosso status de vida espiritual.
Como cristãos não podemos negar esta condição. Vivemos no Espírito porque Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou, sendo elevado aos céus e assim, a promessa do derramamento do Espírito Santo veio sobre todos os creem no seu nome.
Todos os benefícios da Aliança por meio do sangue de Jesus Cristo, vem à nossa vida por força da vida no Espírito Santo!
É a nova maneira de pensar que passa a pautar nossa existência e comunhão com nosso Deus.
O Espírito Santo, por sua vez, como Consolador prometido por Jesus Cristo, nos leva à vida abundante de Cristo!
Assim, se queremos nos relacionar com Deus – e devemos desejá-lo – e usufruir da abundância do Reino de Deus, o Espírito Santo é o agente da Aliança, estabelecendo assim a vida no Espírito, ou ainda, a vida ideal.
Andar no Espírito
Se vivemos no Espírito, espera-se da parte de Deus, de Jesus Cristo, nosso Senhor e do próprio Espírito Santo que andemos de acordo com este novo padrão e estilo de vida.
Andar no Espírito corresponde a deixar que a nossa vida prática esteja de acordo com a vida no Espírito.
De nada adianta desejar usufruir da vida abundante de Jesus Cristo através da vida no Espírito, se não houver em contrapartida, a prática do estilo de vida ideal.
Deus não nos libertou da Lei, para que pudéssemos nos comportar de maneira ilegal, mas para que ao confiarmos completamente no Espírito, Ele pudesse transformar nosso interior.
A vida no Espírito demonstra nossa condição. Andar no Espírito é a prática desta condição.
Andar no Espírito significa, estar alinhado com o próprio Espírito Santo e, consequentemente, com Deus Pai e o Senhor Jesus!
O Espírito Santo não é mera influência ocasional. Ele é o nosso guia, nosso consolador e amigo, cujas pegadas podemos e devemos seguir. Só Ele pode nos alinhar com a vida no Espírito.
Permita que a vida do Espírito esteja na sua vida. Alinhe-se às suas orientações através do fruto que está em você (Gl 5:22-23).